Analise sistêmica - banca de jornal
Engenharia de Produção
Trabalho de Análise Sistêmica de Empresas
Análise Sistêmica
O escopo do trabalho é uma analise sistêmica da banca de jornal localizada no Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão, próximo ao Bloco A. As informações foram tiradas de uma entrevista com o dono do estabelecimento, Sr. Antônio, no dia 9 de junho de 2008, e de observações do movimento do negócio durante outros dias. O negócio está em funcionamento há mais de 20 anos, tendo mudado somente a sua microposição devido ao aumento do tamanho da banca.
Produtos
Os produtos comercializados no jornaleiro são os jornais diários, revistas variadas, livros e balas e chicletes. Há também alguns DVD`s, que, segundo o próprio dono, são para ajudar um conhecido que sofreu um acidente e perdeu os membros inferiores, não dando qualquer lucro para ele. Os jornais são os que mais vendem, seguidos pelas revistas. Os livros e as balas e chicletes representam uma pequena parcela da receita.
O movimento é praticamente todo durante as manhãs, quando se vende aproximadamente 70% dos produtos. O período de férias escolares é particularmente ruins, mais exatamente janeiro, fevereiro e julho. Porém a banca tem que permanecer aberta, uma vez que o contrato de prestação de serviços exige tal comportamento. Vale lembrar que durante os meses de grande movimento praticamente todos os jornais são vendidos.
Os produtos são organizados nas prateleiras de acordo com seu tipo e assunto. Assim, os jornais ficam em um canto, uma vez que não têm muita necessidade de ficarem expostos, e as revistas ocupam quase todo o resto do espaço. Estas sim são divididas em função do assunto que abordam. Os livros têm uma estante só para eles e as balas e chicletes ficam na bancada do caixa. É bom lembrar que lá não há comercialização de cigarros, prática muito comum nos outros jornaleiros da cidade, uma vez que é proibido em toda a área do campus da Ilha do