Análise - Jornal da Record
Aluno: Adailton de Sousa Oliveira Junior
Análise – Jornal da Record
O Jornal da Record vai ao ar em todos os dias da semana menos o domingo, sendo apresentado geralmente por Celso Freitas e Carla Cecato. Na edição analisada, exibida num sábado, os apresentadores eram outros - mas nota-se que há uma preocupação em manter sempre um homem e uma mulher na bancada.
O cenário tem uma coloração escura, predominantemente azul. Ao fundo, é possível ver pessoas trabalhando na redação, como em tantos outros telejornais.
Mas há um detalhe em que o Jornal da Record difere radicalmente da maioria: falta a ele uma escalada, momento em que costumam ser anunciadas rapidamente as principais notícias que serão dadas. Os apresentadores simplesmente dizem "boa noite" e já chamam a exibição da primeira matéria.
Apesar de não abandonarem a postura de seriedade, os apresentadores procuram se distanciar de uma forma de falar muito mecânica. Eles gesticulam, transmitem alguma emoção no tom de voz, usam uma linguagem que se permite incorporar pequenos traços de informalidade (como "pois é") e exibem um sorriso mais aberto depois de assistir ao depoimento de uma criança ou ao chamar uma matéria esportiva.
Os esportes, aliás, têm um bloco só para eles – que parece ser o mais curto. Fora isso, parece não haver muita separação entre os tipos de matérias – noticiais mais sérias são dadas logo antes de outras mais amenas.
Há um quadro que apresenta várias notícias em menos de um minuto. Notícias internacionais são dadas num formato parecido. Animações e gráficos também colaboram com o formato dinâmico do jornal.
Chama atenção também a beleza das repórteres. Pode soar como um detalhe bobo, mas quase todas as mulheres que aparecem na tela – incluindo a apresentadora - poderiam facilmente tentar uma carreira de modelo (se é que não era nisso mesmo que elas trabalhavam antes do jornalismo). Um requisito que parece não se aplicar aos repórteres do