Noticias de uma guerra particular
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO/ JORNALISMO 5º PERÍODO
ALUNA: THAYANNE SALES
DISCIPLINA: SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO
PROFº: VINÍCIUS
Resenha Notícias de uma Guerra Particular
Alguns assuntos ainda são tabus na sociedade. Mostrar e discutir algumas realidades é ofício para poucos. Não há espaço nem disposição para enxergar as mazelas de forma aberta. Para isso, alguns meios se dispõem a trazer assuntos mais polêmicos à tona. A obra documental é um deles. Desde a década de 30, associa-se o filme documentário à obrigatoriedade de uma responsabilidade social. No Brasil, o documentário tem, de fato, desempenhado um forte papel de crítica. [...] Problemas como fome, falta de condições de moradia, violência, tráfico de drogas e desemprego são temas freqüentes dos documentaristas, que, muitas vezes, tomam para si a função de denunciar os problemas que assolam a grande massa de excluídos. Devemos ressaltar ainda que, nos dias de hoje, a TV, os jornais e o cinema documental cumprem o importante papel de mediadores das classes menos favorecidas. (MELO, 2002)
Por essa razão, o gênero documental geralmente causa impacto à medida que permite que a grande massa da população tenha acesso a uma abordagem de fatos diferente daquela sensacionalista e maniqueísta oferecida pelos veículos de imprensa.
Considerado um marco no tratamento da questão do tráfico, o documentário Notícias de uma Guerra Particular (NGP) representa bem esse viés revelador do gênero. Dirigido por João Moreira Salles, em parceria com Kátia Lund, o NGP é considerado por muitos a primeira e mais importante radiografia profunda da questão do tráfico de drogas e armas no Rio de Janeiro. Foi lançado em 1999, e é um dos produtos do gênero que teve maior alcance público, circulando pelo exterior como extra do DVD internacional de Cidade de Deus, de Fernando Meirelles. Somente em 2005, foi lançado em DVD no Brasil. Durante 56 minutos, o cotidiano dos traficantes e moradores da