Noticias de uma guerra particular
A presença do narcotráfico e porte de armas ilegais causa o impacto, e a precisão do BOPE para aprender os tráficos, mostra que mocinhos e bandidos não são tão facilmente distintos. Crianças desde cedo aprendem a manusear uma arma, mata e trafica, e muitos policiais são corruptos a favor de si mesmo. Essa negligência injusta se move através do mesmo objetivo, ter mais dinheiro para o benéfico de uma vida mais confortável.
Esses jovens do morro veem o tráfico como um trabalho, onde a remuneração é maior do que um trabalho normal, e até os policiais afirmam que é um bom negócio, afinal um emprego lhe garante cento e pouco mensalmente, nessa “empresa” de tráfico é faturado trezentos por semana, na aquela época. Tanto é que o policial diz que não é preciso afirma que há corrupção na polícia, por que há, pelo mesmo fato.
Nessa guerra partícula a taxa de homicídios é crescente, inúmeros jovens bandidos, traficantes e moradores morrem em confronto com a polícia ou de bala perdida, um confronto onde policiais saem satisfeitos pensando em dever comprido e do outro lado famílias sofrem com as perdas. Um conflito inacabável, que é vivenciado até hoje, uma realidade que muitos preferem ignorar. Uma situação injusta criada pelo próprio Estado.
ETEC Raposo Tavares
Natália Santos
Notícias de uma guerra partícula
Geografia
2ºAM