Universidade De Bras Lia 2
Tipos de Energia e Suas Transformações
Disciplina: Físico-Química Aplicada à Farmácia
Professor: Doutor Paulo Barboni
Aluno (a): Kennya Travassos
Matrícula: 14/0148272
Turma A
Brasília
2015
1) Descreva os sistemas que podem ser montados e suas trocas de calor.
Para acompanhar a energia, dividimos o mundo, por conveniência em duas partes: vizinhança e sistema. A vizinhança inclui a área onde fazemos observações sobre a energia transferida para o sistema ou retirada do sistema. O sistema termodinâmico é definido como certa porção de matéria suficientemente extensa para ser descrita por parâmetros macroscópicos. O sistema e a vizinhança formam o universo, porém, com frequência, a parte do universo que é afetada em um processo é formada pela amostra.
Um sistema pode ser dividido em: aberto, fechado ou isolado. O sistema aberto pode trocar matéria e energia com a vizinhança. Um sistema fechado apresenta quantidade fixa de matéria, mas pode trocar energia com a vizinhança. Um sistema isolado não tem contato com a vizinhança e não troca nada.
De acordo com o procedimento realizado no simulador é possível observar a montagem de sistema, alguns exemplos:
Água e ferro: O ferro é um sistema fechado, devido ao fato de só trocar energia com sua vizinhança. Já a água é sua vizinhança, porque realiza trocas devidas com o sistema. A água e o ferro compõe o universo.
Água e tijolo: O tijolo é um sistema fechado e realiza troca de energia com sua vizinhança, a água. Juntamente, água e tijolo formam o universo.
Utilizando os recursos do simulador é possível concluir que todos os sistemas montados envolvendo a chama ou gelo com ferro, tijolo ou água são fechados, uma vez que possuem quantidade fixa de matéria, mas podem trocar energia com a vizinhança. Além disso, são explicitadas as trocas de