Fichamento Org
Neste tópico avalia-se as competências organizacionais através dos recursos. E que a forma competitiva dentro das organizações depende da forma como os recursos são gerenciados.
Segundo Prahalad e Hamel (1990 apud RUAS, 2003, p. 5) para se construir uma Competência organizacional deve-se atender a três critérios: a) contribuir para que seja agregado valor ao produto ou serviço fornecido ao cliente; b) representar um nível de diferenciação para organização e por tanto “não deve ter sido ainda desenvolvida total ou parcialmente pelos concorrentes” c) prorrogar a vantagem competitiva da organização por não ser imitada muito rapidamente.
4. Articulação entre as Competências individuais e organizacionais
Conforme (Dutra, 2008), uma vez que as Competências individuais formam a base para as Competências organizacionais, pode-se considerar que elas se influenciam mutuamente, de modo que a organização prepara as pessoas para enfrentar novas situações dentro da própria organização ou mesmo em sua vida pessoal, enquanto o indivíduo oferece à organização o seu aprendizado, de modo que esta tenha as condições necessárias para enfrentar os novos desafios. Com esta ideia reforça-se que as competências organizacionais são constituídas através dos recursos. Dutra (2001) sugere que o desenvolvimento de um indivíduo na organização é resultado de sua capacidade de realizar trabalhos e assumir responsabilidades de maior complexidade e assim agregar maior valor à instituição, merecendo, portanto, remuneração compatível, permitindo a correlação entre desenvolvimento e remuneração. Parece, então, que se pode utilizar a métrica de complexidade do trabalho não apenas para os processos de desenvolvimento e remuneração, mas também, para processos de seleção de pessoal (interno e externo), avaliações e definição de carreiras (DUTRA, 2008).
5. Mapeamento de Competências
Segundo o autor, as organizações devem, antes de adotar o modelo de gestão de pessoas