trabalhos
O Brasil, como diversos outros países, enfrenta um grande problema de repercussão tanto social, como política e econômica: a violência aliado ao tráfico de drogas. Milhões de reais já foram investidos no combate a esse estigma, contudo, os resultados não são os melhores. O tráfico aumenta e a violência não cessa. A repressão aos entorpecentes não é eficaz e se concentra basicamente em favelas de grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, o que alimenta o tráfico está acima dos becos e cortiços, está nos altos escalões da sociedade, lugares onde a polícia não tem acesso, porem a guerra se concentra no lado "podre" da comunidade.
Em meio a essa quase declarada guerra civil, milhares de pessoas morrem a cada ano, incluindo traficantes, policiais e moradores. É nesta perspectiva que a presente resenha visa analisar o documentário brasileiro de 1999 ”Notícias de uma guerra particular", dirigido por João Moreira Salles e Kátia Lund. O filme Venceu o V Festival Internacional de Documentários É tudo verdade/It’s all true, em 2000. O documentário tem como objetivo mostrar diversas visões através de um tripé: policia, traficante e morador, procurando em sua análise um tom de neutralidade e objetividade. Notícias de uma Guerra Particular é um marco cinematográfico tanto ao mostrar pela primeira vez o tráfico de drogas nas favelas do Rio de Janeiro com detalhes e objetividade, quanto por influenciar diversos filmes atuais - Tropa de Elite 1, 2 e Cidade de Deus- no trato da problemática do tráfico na capital fluminense.
O documentário tem como referência ideológica a denúncia da realidade político-social da sociedade brasileira como um todo, em que apresenta as desigualdades, falta de oportunidade, violência, corrupção e encarceramento do "pobre" em favelas ou presídios.
No início do documentário é citado que o numero de homicídios que ocorrem no Rio de