PROINTER 4 SEMESTRE
Na atualidade presenciamos cada vez mais parcerias e alianças estratégicas sendo feitas por pequenas, médias e grandes empresas. Essa estratégia se consiste na união de empresas na busca de um objetivo comum entre si e existem diversos modelos e formatos para que ocorra a parceria e as alianças estratégicas. Para Deresky
As alianças estratégicas são sociedades entre duas ou mais companhias que chegam à conclusão de que a melhor maneira de atingir seus objetivos mútuos é pela combinação de seus recursos – financeiros, gerenciais e tecnológicos – e também de suas vantagens competitivas mais características. (DERESKY 2004 p. 185)
As sugestões que foram feitas à empresa Casa e Companhia, como podemos ver na tabela 1, visam melhorar a eficiência em diversos departamentos. O proprietário não é adepto às tecnologias, portanto a empresa não possui um bom sistema de informações o que provavelmente a leve a acumular os problemas que se apresentam. Talvez a falta de um SIG seja o motivo para a falta de produtos para a demanda, pois os compradores não possuem informações que auxiliem no momento da compra, como histórico de vendas, vendas por períodos etc.
A empresa está com grandes problemas no setor de distribuição passando inclusive a ter uma imagem externa de demora no atendimento, um fator que seja motivo de alterar a imagem da organização deve ser considerado sério e tratado com mais atenção. A equipe de entregas possuem 3 motoristas, deduz-se que para três caminhões e oito entregadores. O ideal seria 1 motorista e 2 entregadores, é o que cabe na cabine de um caminhão, desta forma abre espaço para aquisição de mais um caminhão e a contratação de mais 1 motorista fechando a equipe com 4 motoristas e 8 entregadores.
Observamos ainda que o planejamento estratégico da empresa pode estar precisando de ajustes. Deve-se aumentar o foco nos clientes tipo pessoa jurídica, pois muitas empresas fazem reformas em seus estabelecimentos e da mesma forma aumentar o