Resenha Filme "Noticias de uma Guerra Particular"
É fundamental lembrarmos que a desigualdade e a violência tem um fenômeno histórico na sociedade brasileira, somos caracterizados por um Estado autoritário. Creio que o auto crescimento da população e até o consumismo de hoje, onde a pessoa é avaliada não pelo que é, mais pelo que possuí, é um fator acelerador da violência, onde surgem os furtos para ter uma roupa de grife ou um tênis de marca, a Política socioeconômica, é imoral hoje, onde se vê o poder concentrado na mão de uma minoria e uma distribuição de renda categoricamente injusta, não se da condição para nada além das necessidades básicas, quando essa também não falta para massa (população), somos uma das economias mais ricas do mundo e provavelmente uma das nações mais desiguais, onde um trabalhador ganha um salário mínimo de R$ 678,00 e um político em torno de R$ 10.000,00.
A corrupção no Brasil toma conta até dos poderes, até criminais, as Políticas Publicas de Segurança são falhas, nisso a violência também está associada ao sentimento de impunidade e injustiça.
Como vemos no relato do filme, a solução está mais além do que as atuações na polícia, que hoje servem apenas para controlar a violência em um espaço, para não atingir as classes sociais mais favorecidas. Precisamos de um sistema melhor e mais amplo, na área de educação, habitação, saúde, esporte e emprego. E pela família um acompanhamento mais direto e afetivo.
A violência se manifesta por meio da força, as Políticas Públicas agem com repressão, o que é importante, mais não fundamental, além disso, deveria ser criada uma prevenção. Ao invés de chegar ao ponto onde estamos que usuários de drogas são retirados das ruas a força para a internação em clínicas de reabilitação, como se estivessem limpando a cidade.
Falta o verdadeiro sentido da pena prisional, não sei se ela é para intimidar ou resocializar o preso, o problema é que quando falamos em resocialização das