processo organizacional
Organização
Podemos definir organização como um conjunto de duas ou mais pessoas que realizam tarefas, seja em grupo, seja individualmente mas de forma coordenada e controlada, atuando num determinado contexto ou ambiente, com vista a atingir um objetivo pré-determinado através da afetação eficaz de diversos meios e recursos disponíveis, liderados ou não por alguém com as funções Administrativas.
Seja pública ou privada, a organização é forma da pela soma de pessoas, máquinas, recursos financeiros e outros distribuídos de forma que melhor atenda às necessidades e objetivos previamente elaborados.
Utilizaremos o conceito de “organismo” ou “órgão” para melhor aplicação do conceito. A partir disso, a Organização (enquanto instituição) é flexível e se molda de acordo com os ambientes e situações específicas.
Para que isso aconteça as estruturas são desenhadas de modo a atender as suas especificidades.
Estrutura Organizacional
É a arquitetura/formato/estrutura que assegura a execução das tarefas, o desempenho das atividades, o atingimento de metas de maneira coordenada.
Esse “desenho” é elaborado de forma que facilite o alcance dos objetivos pelas pessoas (eficácia) e é eficiente na medida em que o faz com os mínimos recursos ou custos.
Tipos de Estruturas
Desde que respeitado os conceitos acima, as estruturas se apresentam das mais variadas formas. Entretanto, a mais comum é a Vertical. Caracterizada por 3 principais fatores:
a) hierarquia administrativa: assegura que as pessoas executem suas tarefas e deveres de maneira eficiente e eficaz.
b) controle: garantir que a execução do planejamento seja garantida ao corrigir erros e rotas.
c) grau de centralização ou descentralização: deixar no centro ou transferir para pontos mais distantes as atividades relevantes ao atingimento dos objetivos.
A Organização presume a divisão do trabalho. Essa divisão é o grau em que as tarefas são divididas