Etapas do desenvolvimento mental de acordo com Jean Piaget
Período sensório-motor
Ele inicia-se desde os primeiros meses de vidas de um bebê, até seus dois anos de idade.
Durante essa primeira fase, tudo gira em torno de dele mesmo. Como alimentação, por exemplo: no ato de mamar, o bebê ele suga o leite da mãe, e com isso ele pensa que o mundo também poderá ser sugado.
Os reflexos vão se aperfeiçoando com as práticas, e logo já aparecem seus impulsos instintivos, como a fome por exemplo. A segunda fase entra em torno de três a seis meses, onde ele percebe que o mundo não dá para ser só sugado, mais sim, visto e ouvido. Dentro desse novo mundo, ela começa a se identificar com os objetos, mas não fazem distinção. Já na parte afetiva, tem se o estágio do que é agradável e desagradável, dor e prazer. A terceira fase fica em torno dos sete meses aos dois anos. Chamaríamos da fase da manipulação, onde todo o objeto é novidade e precisa ser incorporado á alguma ação, como: chupando, batendo, sacudindo r assim por diante. Com as práticas, as crianças começam a ter uma melhor coordenação, percepção ao alcance de objetos. Noção de objetos, espaço, causalidade e tempo.
Período Pré-Operatório ou de pensamentos intuitivos.
Estende-se dos dois aos sete anos e é marcado pela fala. Esse período é dividido em duas etapas. A primeira etapa ela vai dos dois aos quatro anos, onde á simbólica ou semiótica se expressão, fazendo com que a criança conte suas ações passadas e futuras, as imagens fixam mais em sua mente, reconhecem ações já vividas, eventos e assim passam da fase dos rabiscos para o desenho. Percebe-se também certo egoísmo em relação à opinião do próximo, mas no decorrer dessa maturidade ele vai superando várias formas do egocentrismo. A partir dos quatro aos sete anos, entra a segunda etapa, onde desenvolve a intuição, mas não propriamente assimilada. As imagens ainda permanecem fixas e os objetos em ponto de vista começam a ganhar vida.