quimica
ENGENHARIA DE PETROLEO
BRENDA CHARILLI CASTELANS
GABRIEL FIGUEREDO R. DO NACIMENTO
THALES AVELINO VICTOR CANAL
WAGNER G. C. DE MACEDO
Prática n°:03 (18/08/2014):
AVALIÇÃO E CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA
VILA VELHA
AGOSTO - 2014
BRENDA CHARILLI CASTELANS
GABRIEL FIGUEREDO R. DO NACIMENTO
THALES AVELINO VICTOR CANAL
WAGNER G. C. DE MACEDO
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia apresentada a Universidade Vila Velha - UVV, como parte das exigências da Disciplina Química Experimental sob orientação da Professora: Maria Alice Morena Marques
VILA VELHA
AGOSTO – 2014
INTRODUÇÃO A densidade, que se define como a massa da unidade de volume é expressa em gramas por mililitros para os sólidos e líquidos e gramas por litros para os gases.
Para se determinar a densidade, é necessário saber a massa e o volume de uma substancia. Assim, calcula-se densidade dividindo-se a massa em questão pelo volume.
Se tratando de um sólido, para se medir seu volume, basta coloca-lo em uma proveta com certa quantidade inicial de água (v1). Então o aumento do volume se da pela elevação da água que gera assim um novo volume (v2). Calculando-se, portanto V=v2-v1 pode-se saber o volume do sólido.
Se tratando de um líquido, pode-se saber a sua densidade apenas enchendo uma proveta com o determinado líquido e em seguida colocar um aparelho chamado densímetro e logo após que deixa-lo “estabilizar” olhar a determinada densidade.
OBJETIVO
Essa experiência teve como finalidade conhecer diferentes métodos para determinar a densidade das substancias.
MATERIAL
Parafuso: foi utilizado para determinar o volume.
Picnometro: utilizado