Processo heurístico.
Controlar uma variável de processo é mantê-la constante e igual a um valor desejado ou variando dentro de limites estreitos. Só se controla uma variável. Não se pode ou não há interesse em controlar grandeza que seja constante.
Alarme Em sistemas de controle e de monitoração é comum se ter alarmes. Um sistema de alarme opera dispositivos de aviso (luminoso, sonoro) após a ocorrência de uma condição indesejável ou perigosa no processo. O sistema de alarme é usado para chamar a atenção do operador para condições normais e (principalmente) anormais do processo, através de displays visuais e dispositivos sonoros. Sensor Componente do instrumento que converte a variável física de entrada para outra forma mais utilizável. A grandeza física da entrada geralmente é diferente grandeza da saída. Depende fundamentalmente da variável sendo medida. Geralmente está em contato direto com o processo e dá a saída que depende da variável a ser medida.
Sensor eletrônico – Capacitivo Converte a variável de processo medida em uma variação da capacitância elétrica. Atualmente, a maioria dos transmissores eletrônicos usa cápsulas capacitivas para a medição de pressão manométrica, absoluta ou diferencial. Sensor eletrônico – IndutivoConverte a variável de processo medida em uma variação da auto-indutância elétrica de uma bobina. As variações da indutância podem ser causadas pelo movimento de um núcleo ferromagnético dentro da bobina ou pelas variações de fluxo introduzidas externamente na bobina com núcleo fixo. Há transmissores eletrônicos, a balanço de forças, que utilizam (ou utilizavam) bobinas detectoras para a medição da pressão. Sensor eletrônico – eletromagnético converte a variável de processo medida em uma força eletromotriz induzida em um condutor pela variação no fluxo magnético, na ausência de excitação. A variação no fluxo feita é usualmente pelo movimento relativo entre um eletromagneto e um magneto ou porção de material magnético. O tubo magnético medidor