Metacognição
1. Definir metacognição
A metacognição, conhecida como teoria da mente, é um conceito que nasceu na psicologia e nas ciências cognitivas para fazer referência à capacidade que os seres humanos têm de atribuir pensamentos e intenções a outras pessoas ou entidades.
É a capacidade que o indivíduo pode desenvolver em pensar sobre seu pensar, expressando como está estruturando o pensamento a respeito de um determinado conhecimento e, se necessário, re-elaborá-lo, de modo a refletir sobre esse pensar para conhecer ou encontrar soluções aos desafios propostos.
Esta ferramenta permite a pessoa (o aluno) conhecer e controlar a sua atividade de pensar e aprender através da: tomada de consciência dos seus próprios recursos cognitivos, do que conhece acerca do processo de aprendizagem e de si mesmo, em relação às situações concretas de aprendizagem; regulação ou autocontrole que exerce sobre o modo, lugar e tempo desses mesmos recursos cognitivos necessários para completar uma atividade com êxito.
2. Diferenciar algoritmos e heurísticos
O algoritmo é um processo de operar dentro dos princípios do raciocínio e da lógica, numa sequência finita de etapas, num modelo que se vale de regras, raciocínios e operações que, aplicados a um número finito de dados, permite solucionar problemas dentro de classes semelhantes e análogas.
Já a Heurística é um método ou processo criado com o objetivo de encontrar soluções para um problema, um procedimento simplificador (embora não simplista) que, em face de questões difíceis, envolve a substituição destas por outras de resolução mais fácil a fim de encontrar respostas viáveis, ainda que imperfeitas. Tal procedimento pode ser tanto uma técnica deliberada de resolução de problemas, como uma operação de comportamento automática, intuitiva e inconsciente.
Heurística, é uma palavra derivada do grego significa encontrar, designa uma verdade da História que estuda os documentos de forma a apurar a verdade neles