SOLUÇÃO PROBLEMA ALOCAÇÃO DE BERÇOS
1. Objetivos
1.1 Objetivo geral
O transporte marítimo desempenha um papel fundamental no sistema de transporte nacional e internacional, das mais diversas mercadorias e volumes, e o tempo que um navio permanece atracado no porto implica os mais variados custos. Por isso a necessidade em se minimizar ao máximo o tempo de um navio em um berço e consequentemente no cais. Esta redução pode ser obtida por meio de melhores equipamentos ou então por meio da correta distribuição dos navios nos diferentes berços. Este trabalho tem por objetivo obter a melhor ordenação de navios em um caso onde há um berço e três navios, desenvolvendo também um método computadorizado que auxilie o processo de gerenciamento de alocação nos berços, reduzindo o tempo total de processo e também os custos dispendidos.
1.2 Objetivos específicos
Desenvolver uma solução manualmente para um problema de alocação de três navios em um berço, encontrando a alternativa ótima para este caso e que gera o menor custo final. Desenvolver também um modelo computacional para o mesmo problema, com a possibilidade de aplicação para casos mais gerais de alocação portuária.
2. Referencial teórico
Segundo Guan e Cheung (2004) considera-se o problema de alocar espaço nos berços para navios em terminais portuários, como sendo o problema de alocação de berços (PAB). Tal problema consiste em determinar o momento da atracação e as posições de cada navio no terminal portuário obtendo-se a maior eficiência e lucratividade do serviço. Para isso são necessários grandes investimentos com o propósito de reduzir a permanência do navio no porto, de forma a maximizar a sua utilização pelo armador e baratear as operações através da mecanização.
Uma vez que o espaço dos berços é muito limitado e milhares de contêineres precisam ser manipulados diariamente, torna-se imprescindível uma efetiva alocação de berços. Quando não existe espaço disponível no berço, o navio precisa