O M TODO HEUR STICO EM PESQUISA
Waldecyr C. de Araújo Pereira, PhD.
ABSTRACT – THE HEURISTIC METHOD IN
RESEARCH. The present paper represents the principles according wich the Heuristic Method could be used in scientific investigations (J. Sul-Am. Med 1(1):
21 – 27, 1979)
TERMS – INDICE: Método heuristic – Pesquisa
INDEX TERMS: Heuristic method – research
No presente trabalho vamos expor de modo sucinto os resultados a que chegamos através das nossas investigações sobre o pensamento, ensino de metodologia científica e orientação de alunos. Estes resultados indicam a possibilidade de sistematização de um método de investigação flexível, dinâmico e que utiliza as características e leis do pensamento, para a construção do pensamento científico. Denominamos este método de “heurístico”, pelo fato de o mesmo utilizar a formulação explícita de questões nos diversos momentos da investigação, obter informações a partir do confronto entre a situação problemática e o conhecimento prévio, analisar as informações, organizá-las e produzir respostas. As respostas por sua vez, são analisadas, comparadas com o conhecimento prévio e com a realidade e a seguir são organizadas para produzir novas questões. O método heurístico pressupõe a formulação e a estruturação de um sistema de ação adequado para cada problema a investigas, o qual é construído durante o próprio processo de investigação.
No método heurístico, a situação problemática entra incessantemente em novas relações, resultando a aquisição de novas qualidades, as quais se fixam em novos conceitos. Ele funciona como se da situação problemática fossem retirados novos conteúdos; e, com questões e organizações das respostas, ele possibilita, nos vários momentos da investigação, que os elementos iniciais do problema adquiram novas relações, aparecendo cada vez uma nova qualidade e por isso uma nova caracterização conceitual. A atualização dos conhecimentos necessários para a investigação de um problema exige relacionar o
problema