Processo De Negocia O
Podemos dizer que “Negociação” consiste em satisfazer as partes envolvidas com os resultados atingidos. Mas para que isso ocorra existem vários processos que devem se ter cautela, para que não virem empecilhos durante os tramites da negociação.
A conclusão da negociação deve-se ao fato do negociador ter habilidades diferenciadas, organizar seus objetivos por ordem de prioridade, colher informações da outra parte envolvida que lhe serão úteis ao longo do desenrolar da negociação, antecipando-se a quais quer contra tempo que possa surgir.
Podemos citar alguma dessas habilidades, as quais são:
Saber ouvir sabiamente;
Comunicar-se de forma clara e correta;
Ser paciente e flexível;
Saber lidar com as diferenças físicas e culturais;
Fazer as propostas adequadas em momentos oportunos;
Ter uma visão sistêmica do setor de atuação e do negócio;
E procurar sempre manter-se atualizado, buscar o aperfeiçoamento.
A negociação pode ser dividida em 3 etapas:
1° ENTRADA- com várias terminologias, estímulos, influências ou inputs, podemos dizer que entrada nada mais é que o inicio do processo de um sistema.
2° PROCESSO- a negociação em si, o desenrolar da negociação.
3° SAÍDA- resultados ou outputs, fim da negociação, acordo ou não.
No processo de negociação são consideradas as seguintes “Entradas”:
Diferenças individuais - caracterizam-se pelas particularidades de cada negociador, podendo gerar empatia ou antipatia desde o inicio do processo.
Valores pessoais - envolve suas características pessoais, culturais, sua criação e questões éticas.
Interesses comuns - são interesses semelhantes das partes envolvidas, a omissão dos interesses poderá ser prejudicial para si e para o processo como um todo.
Relacionamento humano - presente em toda negociação, é o relacionamento entre os negociadores que se inicia e conclui uma negociação.
Participação no processo - iniciar um processo de negociação requer habilidade que deve ser desenvolvida e aperfeiçoada para que