Processo de design
PROCESSO DE DESIGN
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2015
MÁRIO SILVÉRIO
PROCESSO DE DESIGN
PRETELLI
BALNEÁRIO CAMBORIÚ
2015
Processo de design
Hoje em dia a palavra design herdou tantos significados que acaba causando confusão entre os mais leigos. Partindo da definição mais correta, que seria a citada no dicionário Aurélio : Concepção de um projeto ou modelo é a que irei usar neste documento.
Então sabendo o que é design, iremos tratar nesse documento do processo de design para a concepção de um projeto. Segundo Baxter o desenvolvimento de um projeto necessita de criatividade, pois ela é o fator essencial para a geração das ideias, “a criatividade é o coração do design em todos os estágios do projeto.”
Pode se dizer que o processo de design é sem dúvida um processo criativo e que criatividade se baseia na bagagem de conhecimentos e experiências que carregamos conosco em toda nossa trajetoria, portanto é passível de aprimoramento. Aumentado conforme o tempo de experiência e conhecimento profissional.
Considero a melhor definição de criatividade a citada por Razegui quando diz que pensadores conceituais criativos precisam ser não apenas fluentes, flexíveis e originais, mas precisam também ter a capacidade de identificar e produzir soluções relevantes para um problema existente. De outra forma, não criariam conceitos e sim arte.
Mais o processo de design não engloba somente a criação de produtos novos, mais pincipalmente o perfeiçoamento de produtos existentes, devido a grande competição do mercado em lançar produtos diferenciados sem correr riscos.
É mais fácil acrescentar melhorias em um produto ja existente, minimizando assim os riscos. Para o sucesso de uma inovação é necessário que se faça um estabelecimento de metas, onde se deve verificar se o produto irá satisfazer os objetivos propostos; se será bem aceito pelo consumidor; se possuirá um custo acessível.
Segundo Baxter: