aep fundamentos do design - Processo criativo
1. Um criador necessita de referencias para dar embasamento ao processo criativo de sua coleção. Para se tornar harmoniosa, a coleção necessita de uma serie de definições, dentre elas: Definição de tema, cartela de cores, de matérias-primas, definição de shapes e formas, de ornamentos e de detalhes. E a união de todos estes itens é que define uma categoria.
2. Sua função é orientar o criador no estilo a ser adotado, podendo ser trabalhada isoladamente ou em composição.
3. São compostas por 5 categorias, estas:
Rétro – Que seria o Retrô.
Ethno – Étinica.
Sócio – O funcional.
Ado – O jovem.
Techno – Tecnológica.
4. Categoria Retrô: A esta categoria compreende o conjunto das criações da alta costura, das costureiras e dos alfaiates. São roupas que pertencem a uma época determinada e, assim sendo, são facilmente enquadradas naquele tempo. Um exemplo é recriar e inovar o new look e a cintura de Dior dos anos 50, em um vestido atual.
Categoria Ethno: conjunto de criações das roupas folclóricas, exóticas ou culturais. São roupas inspiradas em uma determinada civilização, cultura ou folclore. Um exemplo é trazer para as peças influencias do Oriente, África ou América Latina.
Categoria Sócio: A esta categoria compreende o conjunto das roupas de trabalho, remete a uma função social precisa e quase atemporal. São roupas funcionais, submetidas a evoluções mais lentas que das outras categorias. Exemplos são os uniformes militares, indumentárias de corporações, e roupas esportivas.
Categoria Ado: roupas fantasiosas, cultura pop musical, e movimentos de estilos oriundos das ruas. São assim chamados “Ado” por serem criações especificas adolescente e diretamente ligada aos movimentos culturais da cultura de rua. Exemplo; trazer para moda roupa que contenha características do grafite ou do skate.
Categoria Techno: são criações atuais, porém de vocação futurista. Composta por materiais e técnicas de construção/confecção