Capítulo 4 – Processos de Design de IHC
Capítulo 4 – Processos de Design de IHC
1. O que é design. Escolha uma situação cotidiana em que é preciso realizar uma atividade de design explorando a criatividade. Por exemplo, comprar uma roupa ou calçado, preparar uma refeição ou planejar as férias. Analise a situação escolhida, identificando o que geralmente é feito na:
Análise da situação atual;
Definição das necessidades e oportunidades de intervenção (i.e., do que é possível melhorar na situação analisada);
Proposta de uma intervenção;
Avaliação da intervenção.
Faça em seguida a mesma análise, visando construir um sistema que permite aos usuários atingir os mesmos objetivos.
O design é basicamente estudar uma situação e as formas de se melhorar ela. Analisando a situação inicial os "problemas" são detectados, planeja-se e aplica-se uma intervenção e por fim, avaliando a nova situação, comparam-se as duas situações para concluir se a intervenção foi ou não bem-sucedida.
Situação Cotidiana: Comprar um calçado
Análise da situação atual: Se deslocar a uma loja, realizar a compra pode demandar bastante tempo, é provável que não consiga escolher um modelo desejável em uma determinada loja, ou o que escolheu não tem na sua numeração ou na cor que lhe agrade.
Síntese de Intervenção: Criar uma loja e-commerce, loja virtual, aonde é possível reunir as lojas de sapatos e disponibilizar os modelos com suas respectivas cores, numerações disponíveis e preços, e o endereço de todas as lojas que possuem aquele modelo, inclusive a mais próxima de acordo a localidade.
Avaliação da nova Situação: Comparando as situações, o cliente/usuário terá mais comodidade em realizar as escolhas em um único lugar, economizando tempo de deslocamento, pois, poderá encontrar diversos modelos de diversas marcas no mesmo lugar. Sem contar que poderá comparar os preços entre as lojas que possuem o mesmo modelo.
3.