Resenha crítica da Medição do desempenho ambiental
Sheila Oliveira de Castro da Luz; Miguel Afonso Sellitto, Luciana Paulo Gomes
A preocupação com o meio ambiente tem tido grandes manifestações e encontros mundiais com o objetivo de desenvolvimento sustentável. Dessa forma surgiram pressões nas grandes indústrias para adotarem um método de melhoria do desempenho ambiental.
A indústria que foi analisada pelo artigo adotou o método AHP para a medição do desemprenho ambiental MDA. O sistema utilizado é o de gestão ambiental SGA que é um processo com o objetivo de resolver e/ou prevenir os problemas ambientais. A medição do desempenho ambiental é feita com indicadores ambientais (parâmetros dando as indicações sobre um fenômeno quantitativo e/ou qualitativo relacionado aos recursos naturais) quantitativos pois torna simples a informação de um assunto complexo.
A metodologia de medição é analisar construtos de sustentação do índice, calculando as importâncias relativas dos construtos e indicando-os com indicadores. O índice ambiental da indústria foi muito com tendo o percentual de 85%. Os construtos empregados na medição foram: resíduos sólidos, efluentes, emissões atmosféricas, uso de recursos naturais e gestão ambiental. Os principais construtos para melhoria ambiental são as reduções no uso de recursos naturais e em emissões atmosféricas.
A avaliação do desempenho ambiental é feita por modelos de indicadores, no caso o Ecoblock, WRI, e o da UNEP/UNESCO. Eles analisam os impactos ambientais e a analise de risco ambiental. O modelo UNEP/UNESCO é o que mais cita os impactos também na parte econômica e social.
A metodologia que foi utilizado para analise de medição ambiental foi o AHP que é um método multicriterial em decisão ambiental. Esse método é fazer uma matriz e analisar os indicadores entre si dando um grau de importância entre