Resenha crítica: O aprimoramento do desempenho ambiental de um SGA através da P+L
CURSO: Administração
Professora: Rosi Prestes
Acadêmicas: Francine e Denise Ab.
Resenha crítica: O aprimoramento do desempenho ambiental de um SGA através da P+L
Para Seiffert (2011), o foco atual do controle ambiental organizacional sofreu profundas mudanças, significando um novo paradigma para o processo de gestão ambiental organizacional, o qual deve envolver a aplicação dos princípios da P+L ao processo produtivo, Implicando na adoção de uma abordagem preventiva focada em reduzir o volume ou a toxidez dos poluentes gerados.
Todos os controles de aspectos ambientais estão associados à forma de uso de insumos e matérias-primas de processos, como: agua, energia e materiais de modo geral, desse modo algumas possibilidades são associadas ao aprimoramento de um SGA ISO 14001,que se desdobram num controle operacional do processo, enfatizando a importância da sensibilização, treinamento e capacitação funcional.
Na pesquisa analisada, muitas empresas apresentam um nível de desempenho ambiental baixo e focado nos requisitos legais aplicados a sua atividade, perdendo desse modo grandes oportunidades de maximizar seu desempenho econômico ambiental, assumindo apenas o ônus do controle ambiental.
Pode-se afirmar que essa opção adotada, dá-se devido à complexidade inerente ao processo de implantação de um SGA. Esse processo pode ser dividido em três sistemas caracterizados como: fase de planeamento, fase de implantação e fase de ajustes e ações corretivas para certificação.
Conforme a autora, evidências no desenvolvimento da pesquisa mostram que os maiores esforços no processo de implantação de um SGI integrado a P+L devem ser concentradas em alguns subsistemas que são: estabelecimento de objetivos e metas, planejamento operacional, elaboração do programa de sensibilização ambiental associado ao planejamento operacional, elaboração dos planos de monitoramento e medição e na elaboração do plano de calibração