Processamento de sucos industriais
Formulação:
É a primeira etapa da cadeia produtiva. É de extrema importância uma vez que a composição das matérias primas influi de maneira muito significativa na qualidade e nos parâmetros físico-químicos do produto.
Na etapa de formulação os aditivos, como por exemplo, aromas, antiespumantes, acidulantes e estabilizantes, são pesados em uma sala especial e adicionados em tanques previamente esterilizados. Logo após, água, polpa e calda são bombeados para os tanques. A calda é produzida na xaroparia, onde o açúcar e misturado à água. Após as adições os parâmetros pH , acidez e Brix são monitorados até atingirem os valores desejados. Quando atingidos, a produção é enviada para a pasteurização.
Pasteurização:
A pasteurização consiste em um tratamento térmico que elimina os microrganismos termosensíveis (todos os patogênicos e outros não esporulados) existentes na bebida. Nessa etapa a bebida proveniente dos tanques de formulação primeiramente passa por filtros para retirada de impurezas insolúveis. Logo após elas são pré aquecidas indiretamente com vapor vindo da caldeira a uma temperatura de 70 °C e são desaeradas em colunas de aço inox empregando o vácuo, eliminando mecanicamente gases não condensáveis como por exemplo o oxigênio e gás carbônico. Esses gases poderiam causar problemas de corrosão de equipamentos e de oxidação nos sucos. Após o desaerador a bebida passa para um aquecedor encamisado por tubos por onde circulam vapores provenientes da caldeira. No aquecedor acontece a pasteurização, a bebida atinge uma temperatura de 107°C que é mantida por 30 segundos. Passado esse tempo a bebida é resfriada a 24°C
Envase:
os tipos mais comuns de envase: O envase Tetra Pack e o envase a quente.
Envase Tetra Pack: Neste tipo de envase a bebida