Resenha
Educação Física como conjunto de atividades sistemáticas, como prática pedagógica e como área de conhecimento científico. Além disso, explicita uma posição a respeito do que significa a Educação Física e de suas possibilidades na promoção de mudanças na forma de se compreender o homem, sua motricidade, a sociedade e o próprio conhecimento.
A obra é de fácil leitura e apresenta de maneira clara a Educação Física em seus vários aspectos como um conjunto de práticas sistematizadas, como um componente dos currículos educacionais formais, como área de conhecimento e enquanto prática social numa caracterização baseada através de uma perspectiva transformadora.
O livro é uma leitura bastante interessante fala sobre a Educação Física para sociedade na formação de seus indivíduos, na formação de conhecimento e no lazer através do esporte e suas práticas.
O texto em contraponto a outras obras do gênero, não possui excessos de referências e notas de rodapé, o que acaba por causar distrações à leitura, tornando-se assim de rápida e fácil compreensão.
De forma crítica o único ponto que se pode analisar de forma menos positiva, mas informado ao leitor desde o início do livro, é a sua forma quase que apenas introdutória dos assuntos abordados.
O texto é uma leitura interessante, como assim pretende: nos limites de um texto introdutório, ideal para a leitura de graduandos de Educação Física, montando um apanhado geral de destacados autores nacionais e internacionais que fazem uma abordagem desenvolvimentista voltada ao significado e importância da Educação Física.
A autora, Professora Doutora, Carol Kolyniak Filho atualmente coordenadora do Centro de Arte e Educação Física da PUC-SP, se graduou em 1978 na Faculdade de Educação Física de Guarulhos, obteve os títulos de mestre e doutor em Psicologia da Educação pela PUC - SP em 1993 e 1999, respectivamente. Lecionou e coordenou àquela disciplina na PUC – SP de 1987 a 2000. Em 1997 participou da Fundação da