Procedimentos administrativos
Primo et al (s.d.) afirma que, a gestão de recursos humanos é, em geral, uma actividade executada pelo departamento/sector de recursos de humanos com a finalidade de seleccionar, gerir e encaminhar colaboradores na direcção aos objectivos e metas da empresa, pode-se vislumbrar nesta área um vasto campo de pesquisa.
No entanto, as organizações e os indivíduos estão engajados em um contínuo processo de atracção. Da mesma maneira que os indivíduos buscam entrar em organizações, tanto pela tentativa de desenvolvimento profissional, como pela busca de auto sustento e as organizações buscam candidatos que possam preencher o seu quadro de funcionários (Moura, 2011), e isto corporiza o processo de recrutamento e selecção de recursos humanos.
De acordo com SIFAP, há uma enorme variedade de organizações. Empresas, industriais, comerciais, organizações de serviços (bancos, hospitais, universidades, trânsito, etc.), organizações militares, públicas (repartições) etc. Podem estar voltadas tanto para a produção de bens ou produtos (artigos de consumo, máquinas e equipamentos, etc.) como para a produção ou prestação de serviços (actividades especializadas, como manuseio de dinheiro, medicina, divulgação ou conhecimento, planeamento e controle do tráfego, etc.).
O processo de recrutamento e selecção requer preparo para a empresa e para o colaborador, pois este é o momento em que se propõem desafios, nos quais se exige certo conhecimento, habilidade, maturidade exigindo que o profissional de Recursos Humanos (RH) deve estar sempre atento para que seja tomada a decisão correta.
No entanto, Portanto, o presente trabalho visa abordar sobre a funcionalidade dos procedimentos administrativos no processo de recrutamento e selecção de recursos humanos na administração pública tendo como a área de estudo Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane (ESHTI).
E o presente estará dividido em 5 (cinco) partes, a saber: (i) Introdução,