Resenha finanças corporativas
FINANÇAS CORPORATIVAS MBAGFAC 07/2012
Trabalho de Finanças Corporativas, resenha Capitulo 5 – Avaliação de empresas e projetos.
Prof: Marco Antônio Nascimento da Cunha
Blumenau SC 07 de Julho de 2012
Avaliação de Empresas e Projetos:
Neste capitulo busquei conceitos tanto de avaliações de negócios que proporcionam bases de estudos para tomadas de decisões em investimentos bem como avaliações das empresas como um negócio.
Naturalmente todo investidor quer saber o valor do ativo o qual está interessado, afinal o valor que ressaltará é o valor de mercado. Isto porque simplesmente o valor de mercado define o resultado da operação, ou seja, o investimento pode resultar em prejuízo ou lucro no caso do valor negociado ser inferior ou superior ao aceitável no mercado.
Para o estudo de valor de um ativo é utilizado alguns modelos de avaliação, modelos estes que foram divididos em três categorias: modelos de avaliação relativa, modelos de direitos contingentes, modelos de fluxo de caixas descontados. Vale ressaltar que o modelo utilizado hoje no mundo dos negócios é o modelo de fluxo de caixa descontado, pois é o único que possui uma conceituação sólida.
Ainda falando de valor, foi visto que o primeiro ponto que deve ser ressaltado quanto a cotação e o valor de um bem/ativo é que seu valor não muda pela condição financeira em que se encontra o investidor, ou seja, o bem terá um valor de mercado aceito sendo que subtraído da divida nos trará o valor de propriedade. Para definir bem o que é valor pode-se dizer que o valor de mercado é o valor do bem/ativo, a dívida deste bem/ativo é o capital de terceiros e o saldo é definido como capital próprio. Quando é falado de valor do bem, não está se falando do valor de aquisição, pois este pode variar conforme as circunstancias econômicas de mercado. Geralmente as cotações convergem ao valor do ativo, pois o ativo é sempre negociado em condições de equilíbrio