RESENHA DO TEXTO CURTO PRAZO X LONGEVIDADE
RESENHA DO TEXTO
CURTO PRAZO X LONGEVIDADE
Curso: Administração
BH 2013
O texto curto Prazo x Longevidade de HSM Monagement de 2005, aborda como as empresas devem atuar pra gerar lucros e garantir a sobrevivência a longo prazo.Com isso palestrantes mostram pesquisas feitas, e elementos que determinam a longevidade.
Os palestrantes e Aries Geus, afirmaram que para ter lucro a longo prazo e atrair capital, a empresa não e so operar com custo mínimo e preço Maximo visando so maximização do lucro, tem que ser conservadora no ponto de vista financeiro, segundo De Geus , a longevidade deve ser o principal parâmetro das empresas.
A maioria das empresas esquece do quesito longevidade e a expectativa de vida media da maioria das empresas e inferior a 20 anos
Aries de Geus era um executivo da Rayal Dutch/Shell que com sua equipe debateram e entenderam que uma empresa deve existir para durar, sendo assim sua equipe passou a pesquisar empresas importantes e antigas que mantenham complexidade gerencial.Localizaram 27 empresas, entre elas as japonesas Mitsui ( 300 anos ) Sumitomo( 400 anos ) etc.
Com essa pesquisa foram procurar nessas empresas, características comuns a todas. Encontraram 4: Conservadorismo nas finanças, Sensibilidade ao mundo ao seu redor, Coesão e identidade corporativa, Corpo gerencial tolerante.
De Geus fala também da tecnologia que não é um elemento condicionante da economia, que tecnologia é apenas oportunidade de negocio. O que caracteriza a economia e um conjunto de fatores: Produção, Capital,Trabalho etc .
E disse que hoje , o único fator critico de sucesso são as pessoas, que é necessário ter uma equipe com talentos.
De Geus garante que nos Estados Unidos e na Europa uma boa parte das empresas esta concentrando na política de Recursos Humanos e procurando pessoas com talentos para suas equipes.
De Geus abordou também que as empresas de capital aberto por