Probabilidade
Probabilidades
Tipos de fenômenos encontrados na natureza: Determinísticos Aleatórios
Probabilidades
Um fenômeno determinístico é aquele em que podemos prever seus resultados, a partir das condições iniciais em que o fenômeno é realizado. Exemplo: Sabemos que ao aquecer a água, em determinado momento, ela passará do estado líquido para o vapor.
Probabilidades
Um fenômeno é aleatório se os seus resultados não podem ser previstos. Exemplo: No lançamento de uma moeda, não sabemos se o resultado será cara ou coroa.
Probabilidades
Modelo Probabilístico É um modelo teórico que reproduz de maneira razoável a distribuição de freqüências de um fenômeno aleatório.
Probabilidades
Exemplo1 Modelo probabilístico para o lançamento de um dado honesto. Premissas: 1) Só podem ocorrer 6 faces 2) O dado é honesto (nenhuma das faces será favorecida)
Face Probabilidade (Freqüência teórica)
1 1/6
2 1/6
3 1/6
4 1/6
5 1/6
6 1/6
total 1
Probabilidades
Exemplo2 De um grupo de quatro mulheres (M) e dois homens (H), uma pessoa será sorteada para presidir uma reunião. Vamos avaliar a probabilidade do presidente ser homem ou mulher.
Probabilidades
1) Só existem duas possibilidades para o
sexo da pessoa sorteada: masculino ou feminino. 2) Cada pessoa só tem uma chance de ser sorteada (o sorteio é honesto (nenhuma das pessoas será favorecida)
Sexo Probabilidade(Freqüê ncia teórica)
M 4/6
H 2/6
total 1
Elementos de um Modelo Probabilístico: a) Um espaço amostral Ω. b) Uma probabilidade P(ω) associada a cada elemento ω do espaço amostral Ω.
*Fonte: ESTATÍSTICA BÁSICA.Winton de O.Bussab e Pedro AlbertoMoretin. Editora Saraiva, 5ª ed.
Probabilidades
a) O espaço amostral Ω é o conjunto
Probabilidades
formado por todos os resultados possíveis do experimento em questão. No caso discreto, Ω é representado como Ω = {ω1, ω2,..., ωn,...}. Os elementos de Ω são os pontos amostrais ou eventos elementares.