Algebra linear
IEZZI, GELSON. Fundamentos de Matemática Elementar - Seqüências , Matrizes , Determinantes , Sistemas-Vol. 4.ATUAL
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
BARATOJO, JOSE TEIXEIRA. Matrizes Determinantes. Sistemas de equações lineares. ciências exatas matemática. EDIPUCRS - PUC RS
FAINGUELERNT, E. KAUFMAN. Guias de estudo de matemática – matrizes e determinantes. CIENCIA MODERNA
STEINBRUCH, F. WINTERLE, P. Álgebra linear e geometria analítica . 2ª edição. São Paulo: Pearson Education, 2007, PLT – Anhanguera educacional
KOLMAN, B. Introdução à Álgebra linear com aplicação. 6ª Ed. Rio de janeiro: LTC editora, 2001.
LAWSON, T. Algebra linear. Editora Edgard blucher LTDA, 1996.
BOLDRINI, J. L. Álgebra linear. São Paulo: harbra editora, 1996.
HOWARD, A. Álgebra linear com aplicações. São Paulo: Bookmam companhia Editora, 1998.
BOYER, Carl. Historia da matemática. São Paulo: Edward Blunchen, 1998.
-Livro escolhido para auxiliar na resolução do desafio junto com o livro texto: BOYER, Carl. Historia da matemática. São Paulo: Edward Blunchen, 1998.
Etapa Um:
Definição da matriz
Chama-se matriz de ordem m por n a um quadro de m x n elementos (números, polinômios, funções etc.) dispostos em m linhas e n colunas:
Cada um dos seus elementos tem dois índices (ai j). O primeiro índice i indica à linha e o segundo índice j a coluna. O número de linhas e colunas que uma matriz tem chama dimensão da matriz. A matriz ao lado tem m linhas e n colunas e dizemos que ela tem dimensão m x n (m por n) e a representamos por A = (ai j) m x n. Quando o número de linhas é igual ao número de colunas dizemos que a matriz é de ordem n e a chamamos de matriz quadrada.
Ordem da matriz
Se a matriz A é de ordem m por n, costuma-se escrever simplesmente A (m,n) . Assim se uma matriz A tiver 3 linhas e 4 colunas, escreve-se simplesmente A (3,4) e diz-se matriz de ordem 3 por 4.
Exemplos
A matriz a seguir é uma