Males provocados pela privação do sono
- Em um estudo realizado pela Universidade de Stanford, EUA, pessoas que não dormiam há 19 horas foram submetidos a testes de atenção. Constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue - quantidade equivalente a três doses de uísque!
- Igualmente, tomografias computadorizadas do cérebro de jovens privados de sono mostraram redução do metabolismo nas regiões frontais do cérebro (responsáveis pela capacidade de planejar e de executar tarefas) e no cerebelo (responsável pela coordenação motora). Esse processo leva às deficiências na capacidade de aprender e alterações do humor, comprometendo a criatividade, a atenção, a memória e o equilíbrio.
A redução das horas de sono faz aumentar a probabilidade de desenvolver diabetes já que inibe a produção de insulina pelo pâncreas (a insulina é o hormônio que retira o excesso de açúcar do sangue). Além disso, eleva a quantidade de cortisol, o hormônio do estresse, que tem efeitos contrários aos da insulina, fazendo com que se eleve a taxa de glicose (açúcar) no sangue.
- O que é o cortisol?
O cortisol é um hormônio normalmente ligado ao estresse que regula o nível de glicose no sangue. A falta de sono crônica faz com que o nosso organismo libere continuamente o cortisol, gerando assim, um alto nível de estresse ao ser humano.
Adolescentes, que passam grande parte da noite em frente ao computador, à televisão ou em