Lab física
No experimento 07, determinamos experimentalmente a constante adimensional de um pendulo simples. De acordo com todos os nossos dados obtidos em relação ao:
• período de oscilação dos 3 fios (medimos o tempo de oscilação de cada caso 10 vezes, para o erro do operador ser reduzido)
• comprimento pendular (comprimentos do fio + raio da esfera)
• massa das esferas
• aceleração da gravidade (9,81m/s2) Chegamos a um valor experimental de k= 6,40.
Obs: o valor da massa do corpo nao influencia no periodo de oscilacao, pois quanto maior a massa, maior o peso e quanto maior o peso maior a inercia do movimento.
Segundo a 2 Lei de Newton, a constante adimensional k tem um valor teórico de 2pi. Por isso, percebemos um pequeno erro percentual entre o nosso resultado e o valor teórico que segundo a formula , o erro e de 1,9%.
No experimento 08, determinamos experimentalmente a aceleracao da gravidade local. Marcamos o tempo em que esfera, lancada a queda livre, passou por cada sensor. Assim, concluimos que a esfera comeca com uma aceleracao e com o passar do tempo a velocidade vai diminuindo, ate chegar ao solo.
Fizemos um grafico da velocidade em funcao do tempo para descobrirmos a velocidade em que a esfera passou pelos sensores, e concluimos uma velocidade de 1,55m/s.
Usamos a formula a= delta V/ delta T, e chegamos a um valor experimental de a= 7,75m/s2
De acordo com os nossos dados de pesquisas, o valor teorico da aceleracao da gravidade local e aproximadamente 9,81m/s2. E como nosso valor experimental foi de 7,75 m/s2, o nosso erro percentual foi de 3,51%, segundo a formula