A agua: propriedades microscópicas e macroscópicas
A água é uma das substâncias químicas conhecidas mais importantes. Sem ela nenhuma vida poderia existir. Os seres humanos podem viver algumas semanas sem alimentar-se, mas apenas alguns dias sem beber água. Quase três quartos da superfície da Terra estão cobertos por água. Chuva, neve, granizo, neblina e orvalho são exemplos de vapor de água presente no ar.
A água está presente na parte sólida superficial da Terra, na forma de lagos, correntes, cascatas e geleiras. A água é essencial no processo digestório, circulatório e excretório, e também para a regulação da temperatura corporal. Além disso, toda e qualquer atividade em qualquer célula desde as bactérias até as células do corpo de um mamífero ocorre em um ambiente aquoso. Normalmente, no corpo, as quantidades de água admitidas são iguais às quantidades de água perdidas. Se a entrada de água é maior que a saída, ocorre uma condição conhecida como edema, ao contrário, ocorre desidratação.
A ÁGUA COMO SOLVENTE (PROPRIEDADES MICROSCÓPICAS)
1- Substâncias iônicas: a água pura não conduz eletricidade. Isso indica que a água é um composto covalente. Em compostos covalentes, átomos compartilham elétrons. Assim, cada átomo de hidrogênio na molécula de água compartilha um elétron com o átomo de oxigênio.
O oxigênio apresenta uma carga parcial negativa, enquanto os átomos de hidrogênio adquirem carga parcial positiva. As moléculas que apresentam uma distribuição desigual ou ímpar de cargas são denominadas moléculas polares. A água é uma molécula polar e essa natureza polar é responsável pela sua capacidade de dissolução de muitas substâncias. Por exemplo, quando o composto iônico cloreto de sódio (NaCl) é colocado em água, dissolve-se totalmente, pois a molécula de água atrai os íons, causando a sua separação.
_ INCLUDEPICTURE "http://sites.google.com/site/kbjr12/_/rsrc/1241978901307/solucoes/sal.bmp" \* MERGEFORMATINET ___
2- Substâncias covalentes: