Observação Macroscopica e Microscopica de microorganismos
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Observação macroscópica e microscópica de micro-organismos.
ANA CAROLINE SENCIATI Nº 01
BIANCA SABRINA MELO VASCONCELOS Nº 03
FRANCIELE APARECIDA RIBEIRO Nº 06
FERNANDA BRASIL Nº05
ITU/SP
2013
Introdução
A vida humana está intimamente relacionada com os microrganismos, abundantes no solo, no mar, no ar, em todos os ambientes naturais. Invisíveis a olho nu, esses seres oferecem fartas evidências de sua existência -- muitas vezes de forma desfavorável, quando deterioram objetos valorizados pelo homem e provocam doenças, ou benéfica, quando fermentam álcool para a fabricação de vinho e cerveja, levedam o pão e produzem os derivados do leite. De incalculável valor na natureza, os microrganismos também decompõem restos vegetais e animais para transformá-los em gases e elementos minerais recicláveis por outros organismos.
Microbiologia é a ciência que estuda os microrganismos, seres vivos de tamanho microscópico que pertencem a classes e reinos diversos e entre os quais estão os protozoários, as algas microscópicas, os vírus, as bactérias e os fungos. Pela dificuldade em classificá-los como plantas ou animais, os microrganismos são às vezes agrupados separadamente como protistas, seres de vida primitiva.
As células microbianas se distinguem das células humanas e de plantas, que são incapazes de viver sozinhas na natureza e que somente existem fazendo parte de um organismo multicelular. Em geral, os microorganismos são capazes de realizar suas atividades vitais de crescimento, geração de energia e reprodução independente de outras células.
A microbiologia proporciona algumas ferramentas de investigação para estudar a natureza e os processos vitais. Isso se deve ao fato das células microbianas terem muitas propriedades bioquímicas em comum a outras células pluricelulares. Elas facilmente crescem em cultivo em laboratórios, e, portanto,