Estudo dirigido
1. O universo surgiu como uma erupção cataclísmica de calor, de partículas subatômicas ricas de energia. A partir daí os elementos simples (hidrogênio e hélio) foram formados. O universo se expandia e esfriava, a matéria se condensava sob a influência da gravidade para formar estrelas. Algumas estrelas se tornaram tão grandes e depois explodiam como super novas, liberando a energia necessária para fundir os núcleos atômicos mais simples em elementos mais complexos. Deste modo foram produzidos, ao longo de bilhões de anos, a própria terra e os elementos químicos da terra de hoje. Surgiu microrganismos simples com capacidade extraírem energia de compostos orgânicos ou da luz solar, que eles usavam para sintetizar um vasto conjunto de biomoléculas mais complexas a partir dos elementos simples e compostos da superfície da terra.
A formação da terra foi um período que o planeta era extremamente quente equivalente a uma bola de fogo, não abrigando nenhuma forma de vida. Passando milhões de anos após a formação do planeta, a terra entrou em processo de resfriamento gradativo, essa mudança de origem a uma estreita camada de rocha em toda terra. Com as mudanças ocorridas na temperatura que foi se resfriando, foi expelida da terra uma imensa quantidade de gases e vapor de água. Esse processo fez com que os gases formassem a atmosfera e o vapor d’água favoreceu o surgimento das primeiras precipitações, um longo tempo de chuva ocasionou a formação dos oceanos primitivos.
A formação dos oceanos foi fundamental para o surgimento da vida no planeta, pois a origem da vida veio dos seres aquáticos. Dessa forma surgiram primeiramente nas bactérias, algas, plantas e microrganismos. Pouco tempo depois algumas espécies de plantas marinhas desenvolveram a capacidade de se adaptar fora do ambiente aquático migrando para a superfície originando as plantas terrestres.
Os animais terrestres tiveram sua origem a partir do momento que algumas espécies de