Conclusão
Laboratório de Saneamento
Profª. Drª Nora Katia Saavedra del Aguila
Observação de Fungos
Goiânia, julho de 2013.
1. Introdução e Objetivos
Os fungos são organismos que pertencem ao reino fungi, onde se incluem seres eucarióticos - microorganismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos.
São classificados num reino distinto das plantas, animais e bactérias. A principal diferença é o fato de as células dos fungos terem paredes celulares compostas por quitina, enquanto as paredes das células vegetais contêm celulose.
Abundantes em todo o mundo, a maioria dos fungos é bem discreta, devido ao pequeno tamanho das suas estruturas, e pelos seus modos de vida no solo, na matéria morta, e como simbiontes ou parasitas de plantas, animais, e outros fungos. Entretanto, podem tornar-se mais visíveis quando frutificam, seja como cogumelos ou como bolores.
Também é possível encontrar fungos mais visíveis vivendo em simbiose com algas unicelulares, sendo estas responsáveis por fornecer a síntese de nutrientes, enquanto os fungos fornecem proteção e umidade para o sistema. Tais formações de seres vivos são conhecidos como Liquens, comuns em ambientes bem umidificados e sombreados, como cascas de árvores e pedras nas beiras de rios.
Os fungos desempenham um papel essencial na decomposição da matéria orgânica e têm papéis fundamentais nas trocas e ciclos de nutrientes, além de serem utilizados pelo ser humano nas mais diversas atividades, desde o controle de artrópodes em plantações até a fabricação de produtos alimentícios.
O objetivo deste experimento é observar fungos tanto macroscopicamente quando microscopicamente e souber identificar e distinguir os vários tipos de fungos existentes.
2. Materiais e Métodos
2.1. Materiais
1 microscópio óptico
1 lâmina para microscópio
1 lamínula
1 Pinça
Amostras de fungos