Isolamento de Bactérias
Centro de Tecnologia e Geociências
Departamento de Engenharia Química
Isolamento Bacteriano do Solo
Aluna: Renata Soares de Mendonça
Disciplina: Microbiologia Industrial
Professora: Olga Marques
Novembro, 2014
RECIFE
1. Introdução
As bactérias são encontradas em todos os ecossistemas da Terra e são de grande importância para a saúde e para o ambiente. São microorganismos unicelulares com tamanho microscópico, medindo cerca de 0,2 a 1,5 μm de comprimento, sendo em média dez vezes menores do que uma célula eucarionte.
Normalmente possuem uma rígida parede celular que envolve externamente a membrana plasmática, constituída por peptídeos (proteínas) interligados a polissacarídeos (açúcares), formando um complexo denominado de peptidoglicanos. Essa substância é responsável pela forma, proteção física e osmótica do organismo.
Algumas espécies de bactérias possuem uma cápsula uniforme, espessa e viscosa, atribuindo uma proteção extra contra a penetração de vírus (bacteriófagos), resistência à ofensiva dos glóbulos brancos (fagocitose), além de proporcionar adesão quando conjuntas em colônia.
Considerando o aspecto estrutural geral, uma bactéria é basicamente constituída por uma membrana plasmática. Podendo essa invaginar, formando uma dobra (mesossomo) concentrada em enzimas respiratórias.
Mergulhados no hialoplasma existem: um único filamento de DNA circular, contendo todas as informações (genes) necessárias ao funcionamento biológico bacteriano e vários ribossomos dispersos no hialoplasma.
O material genético localiza-se normalmente em uma região chamada de nucleóide, havendo, em alguns casos, moléculas menores de DNA (os plasmídeos), contendo genes que desempenham funções diversas, por exemplo: resistência a antibióticos e ação tóxica injetada em bactérias competidoras, induzindo a degradação (morte).
As locomoções de muitas bactérias ocorrem por