Isolamento - Processos Fermentativos Industriais
Os microrganismos são seres de extrema importância para pesquisas biotecnológicas, bem como para aplicações industriais, principalmente em indústrias que procuram produzir derivados deles, biomassa ou produtos de sua ação metabólica. Para o uso desses microrganismos, eles devem ser coletados, isolados, ter a sua produção testada e medida para então ser usados em larga escala. O microrganismo, como bem se sabe, constitui num dos quatro pilares de um processo fermentativo, ou seja, sua seleção é de extrema importância para o processo e ditará procedimentos e características que se seguirão até a obtenção do produto final.
Isolar um microrganismo consiste em obter culturas puras que envolvem somente o organismo de interesse. Na fase do isolamento, ocorre a seleção de uma colônia através da observação da produção de determinado produto ou mesmo da própria morfologia da colônia.
A primeira etapa para a utilização de um microrganismo de interesse industrial quase sempre é a etapa de isolamento de uma colônia. Tratar de um único tipo de microrganismo é, na maioria das vezes, mais fácil do que manipular vários ao mesmo tempo.
Uma cultura livre de outros microrganismos contaminantes onde o microrganismo de interesse está presente de forma homogênea é denominada cultura axênica. Um cultivo desse tipo dá oportunidade de investigação de características fisiológicas e genéticas sem a interferência de outros microrganismos e em uma densidade populacional muito maior do que a encontrada em amostras de meio ambiente. Entretanto, pode-se perder informações quando se leva em conta as associações que os organismos criam entre si na natureza. Muitas vezes um organismo apresenta determinada atividade ou produção de determinado metabólito justamente devido às interações com o meio em que está inserido. Isolado, esse microrganismo pode apresentar a característica investigada em menor proporção ou mesmo não apresentá-la.
O isolamento de novos microrganismos, apesar de