Quimica
Manobras Assépticas 2
Isolamento bacteriano (técnica de esgotamento).
Introdução
Isolamento de um microrganismo: O isolamento consiste na obtenção de uma cultura pura (colônias isoladas de um único microrganismo, separando-o de outros que se encontram nomesmo material). Finalidades do isolamento: Identificação de um microrganismo. A simples observação de caracteres morfológicos não é suficiente para a identificação e classificação dos microrganismos. Para isto, lançamos mão da análise de uma série de características destes,como: características bioquímicas, sorológicas, de patogenicidade, etc. O estudo destas características está na dependência do microrganismo que se pretende identificar. Estrias para Isolamento: Consiste em espalhar o material com o auxílio de uma alça bacteriológica, fazendo estrias sucessivas até o esgotamento do material, de modo a obter-se um perfeito isolamento das bactérias existentes na amostra. Quando o material é muito denso, a alça deverá ser flambada.
Objetivo
Familiarizar-se com a prática e obter colônias isoladas, o que permite distinguir os diferentes microrganismos em um material ou cultura microbiana através da sua morfologia colonial.
Materiais utilizados
Alça bacteriológica
Bico de Bunsen
4 placas de Petric com ágar nutriente
Tubo de ensaio com culturas bacterianas em caldo
Tubo de ensaio com líquido que contém nutrientes
Procedimento
Flambar a alça até ficar rubro e encostar o bico da alça no canto de dentro da placa de Petric que encontra-se com ágar (irá fazer um barulhinho) ,isso nos diz que a alça já esfriou o suficiente para coletar uma pequena amostra de bactérias.
Abrir o tubo de ensaio com culturas bacterianas, passar a boca do tubo na chama, e pegar com a alça uma pequena quantidade de bactérias, passar a boca do tubo na chama e fechar. Logo após, abrir o tubo de ensaio com nutrientes, passar a boca do tubo na chama, e passar a alça que encontra-se com as