Linguística Aplicada
1) Defina Linguística Aplicada. A Linguística Aplicada é um campo de ciência muito complexo e não podemos relacioná-lo apenas a área educacional de LE e LM, como nos assevera Moita Lopes ( 2008, p. 18):
A compreensão de que a LA não é aplicação de linguística é agora um truísmo para aqueles que atuam no campo ( cf. WIDDOWSON, 1979; CAVALCANTI, 1986; MOITA LOPES, 1996; KLEIMAN, 1998). Tendo começado sob a visão de que seu objetivo seria aplicar teorias linguísticas( veja, por exemplo, o livro desbravador de CORDER, 1973), principalmente, ao ensino de línguas, a LA já fez a crítica a essa formulação reducionista e uunidirecional de que as teorias linguísticas forneceriam a solução para os problemas relativos à linguagem com que se defrontam professores e alunos em sala de aula. [...] Como é possível pensar que teorias linguísticas independentemente das convicções dos teóricos, poderia apresentar respostas para a problemática de ensinar/aprender línguas em sala de aula?
Por muito tempo, houve o consenso de que a Linguística Aplicada tinha a função de aplicar as teorias linguísticas no ensino de línguas e com isso solucionar problemas de linguagem. Entretanto, a ciência desenvolveu -se muito desde sua criação, e agora não podemos nos posicionar diante da LA com um olhar tão superficial e restritivo. Assim, de acordo com Moita Lopes( 2008, p. 18), se torna inconcebível pensarmos que as teorias linguísticas solucionariam todos os problemas linguísticos de ensino, já que as teorias possuem teóricos e linhas variadas, então, não é possível que consigam resolver a infinidade de problemas inseridos da diversidade das salas de aulas.
Além disso, a LA é uma área de intensa pesquisa, de modo que, ela alcança outros domínios ( Tradução, contribui com ciências afins como: psicologia, pedagogia, entre outras), que vai além de atuação docente. Outra característica da LA que não podemos esquecer é sua interdisciplinaridade, na