Linguistica Aplicada
ALUNOS:
Luan Levy
Fabricio Dias
Jailso Tenório
Belém
15 de Maio 2014
Linguística aplicada É um campo interdisciplinar de estudo que identifica, investiga e oferece soluções para problemas relacionados com a linguagem da vida real. Alguns dos campos acadêmicos relacionados à linguística aplicada são: educação, linguística, psicologia, antropologia e sociologia.
SURGIMENTO DA LINGUISTICA APLICADA A Linguística Aplicada (LA) nasceu há mais ou menos 60 anos, como uma disciplina voltada para o ensino de línguas estrangeiras. O primeiro curso de LA ocorreu na Universidade de Michigan, em 1946, ministrada por Charles Fries e Robert Lado. Na época, tanto na Inglaterra como nos Estados Unidos, a LA representava uma abordagem científica do ensino de línguas estrangeiras. A LA tem como objeto de estudo a linguagem como prática social – atualmente não só em relação às línguas estrangeiras, mas também no contexto de aprendizagem da língua materna ou em outros contextos em que se aborde o uso da linguagem.
Procurando ampliar seus estudos, os linguistas aplicados uniram-se na década de 60 para estabelecer novos polos de estudo da LA. Em 1964, houve a fundação da Associação Internacional de Linguística Aplicada (AILA). Em 1966, da Associação Britânica de Linguística Aplicada (BAAL) e em 1967, do TESOL Quartely. No Brasil, nesse período, ocorreu, no dia primeiro de março de 1966, a primeira institucionalização da Linguística Aplicada com o estabelecimento do Centro de Linguística Aplicada Yásigi, em São Paulo, por recomendação do Programa Interamericano de Linguística y Ensenãnza de Idiomas.
Na década de 60- inclusão da Linguística nos cursos de letras;
Década de 80 – multiplicam-se os efeitos das teorias linguísticas nas instituições educacionais. Incoerências na aplicação de diferentes disciplinas linguísticas no ensino de Inglês e Português. “ A visão de Linguística Aplicada nos Anos