Isolamento de bactérias
CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
7° PERÍODO
ACADÊMICOS: Aline Gomes Vila Nova Bruno de Brito Sales
-------------------------------------------------
ISOLAMENTO DE BACTÉRIAS DO GÊNERO BACILLUS DE AMOSTRA DE SOLO
INTRODUÇÃO O solo, altamente degradável, é um meio bastante afetado pela pressão resultante, e diferente do que pensamos, não é inerte e tampouco sustenta apenas as relações humanas. No extrato superficial do solo habitam espécies de macro e microorganismos importantes à manutenção do equilíbrio biológico no planeta; bactérias, fungos, nematódeos, artrópodes, anelídeos, moluscos e pequenos vertebrados, aliados à vegetação, dão vida e sustentação a esse substrato.
O solo é o refúgio final dos resíduos orgânicos de origem vegetal, animal e dos produtos das suas transformações, de modo que estes podem causar modificações significativas nos fatores químicos e físicos do solo, afetando toda a comunidade biológica.
As bactérias apresentam uma grande importância na produção de diversos alimentos, outras têm um grande potencial em gerar enzimas que degradam a matéria orgânica. Esta degradação é de grande importância para o meio ambiente, pois a eliminação destes resíduos não causará nenhum dano para gerações futuras.
As amilases estão entre as mais importantes enzimas industriais e são de grande interesse na biotecnologia atual. Além de serem usadas como aditivos em detergentes, elas podem ser empregadas na sacarificação do amido e nas indústrias de alimentos, fermentação, papel e têxtil. Com o advento de novas fronteiras biotecnológicas, o espectro de aplicação das amilases tem se expandido para muitas outras áreas, incluindo a clínica, farmacêutica, médica e químico-analítica. Embora elas possam ser derivadas de diversas fontes, as de origem microbiana são geralmente as mais procuradas pelas indústrias. As espécies do gênero Bacillus são consideradas as principais fontes de amilases.