relat rio parasitologia
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE NUTRIÇÃO
DISCIPLINA DE PARASITOLIGIA- MIP 5306
CAMILA PEIXOTO
JACOBINA CANTISANI
MANOELA COSTA
THAIS BRANDALIZE
VIVIAN MORENO
RELATÓRIO DE ANÁLISE PRÁTICA:
PARASITOS EM ALIMENTOS
FLORIANÓPOLIS, 02 DE DEZEMBRO DE 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVOS 4
3. METODOLOGIA 5
4. RESULTADOS 6
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 7
6. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
A disciplina de Parasitologia busca demonstrar a morfologia dos parasitos, e suas fases biológicas, as patogenias das doenças causadas por eles e seus consequentes sintomas. Assim como, procura mostrar a relação dos hábitos de higiene alimentar, que devem ser ensinados e controlados pelo nutricionista, com a propagação e transmissão de diversas doenças. Para que dessa forma, tenhamos a capacidade de identificar as enfermidades e orientar nossos futuros pacientes.
Além disso, busca demonstrar a importância das enfermidades parasitárias sobre o estado nutricional do hospedeiro, relacionando a disciplina diretamente com a nossa futura profissão. Dessa maneira, com os conhecimentos apresentados pela disciplina, teremos sabedoria e estudo suficientes para trabalhar de maneira ética, sabendo atuar nos níveis de atenção à saúde, com programas de promoção e prevenção da saúde, comprometendo-se com o bem-estar do ser humano.
(...) Se a ciência parasitológica é dinâmica e fascinante, ela deve ter como objetivo (como todo conhecimento e esforço humano) melhorar a qualidade de vida das pessoas e de toda uma nação. (NEVES, 2011)
Por meio dos métodos de Faust e Hoffman, também chamado de método de sedimentação espontânea, nós realizamos exames parasitológicos em verduras, que normalmente são consumidas cruas, de diferentes locais de procedência. Dessa maneira, verificamos a presença, ou não, de agentes etiológicos de parasitoses nos alimentos, e consequentemente, a qualidade destes. O presente relatório apresentará