RELAT RIO PARASITOLOGIA
RELATÓRIO DE PARASITOLOGIA
Patrícia Matos
Marlúcia Moraes
Far7na
Farmácia
Novembro/2014
MÉTODO DE FAUST
Introdução.
A coproscopia parasitária tem como objetivo evidenciar e identificar os parasitos que vivem no tubo digestivo humano ou os parasitos em que as fezes constituem o veículo normal para a disseminação de suas formas para o meio externo. Entretanto, não existe um método de exame de fezes capaz de evidenciar todos os ovos, larvas de helmintos ou cistos e de protozoários intestinais. Alguns métodos, entretanto, são mais usados rotineiramente, pois são capazes de evidenciar maior número de formas, além se serem de execução rápida e barata, como o método de faust.
Objetivo.
Pesquisa de ovos leves de helmintos e cistos de protozoários.
Materiais Utilizados.
● Amostra de fezes
● Gaze
● Água destilada
● Sulfato de zinco
● Alça de platina
● Tubo cônico
● Lugol
● Luvas
Procedimentos.
Dissolveu-se cerca de 5g de fezes em cerca de 10 ml de água e filtrou-se em gaze dobrada em quatro. Após, depositou-se o material em um tubo cônico de centrífuga e centrifugou-se a 1500 rpm por cerca de 2 minutos. Em seguida desprezou-se o sobrenadante e ressuspendeu-se novamente em 10 ml de água algumas vezes até que o sobrenadante se apresentasse claro. Adicionou-se 10 ml de sulfato de zinco (ZnSO2) 33%, densidade 1.180, homogeneizou-se e centrifugou por 2 minutos a 1500 rpm. Em seguida recolheu-se com alça de platina a película superficial, adicionou-se uma gota da solução de lugol para se observar no microscópio.
MÉTODO DE BAERMAN
Introdução. É um método que detecta larvas vivas, através de hidrotropismo e termotropismo positivo. Usualmente utilizado para detectar principalmente larvas de Strongyloides stercoralis podendo observar larvas de ancilostomídeos. Para diferenciar as larvas pode-se utilizar coloração pelo lugol.
Objetivo.
Utilizado para evidenciar larvas de ancilostomídeos e