principios
Quantas vezes, no final do dia, da semana ou do mês, temos a impressão de que o tempo passou e não fizemos nada. A falta de organização pessoal traz enormes prejuízos, frustração e desânimo. Não há crescimento, mas sim estagnação e superficialidade. Os melhores e mais exigentes universitários acabam se afastando dos estudos.
1 UNIVERSITÀRIOS ESTAFADOS
A estafa é resultado da ansiedade provocada pela desorganização. Sabe-se que muitas doenças como úlceras e problemas de coração têm causas psicossomáticas. E a principal causa é a ansiedade. No passado, eram doenças de “velhos”. Hoje, cada vez mais,, há jovens que sofrem destas enfermidades pela sua incapacidade de lidar com as múltiplas pressões, afazeres e tensões da vida moderna.
2 A ANSIEDADE É A LUZ VERMELHA DO MOTOR
A ansiedade é um mecanismo de defesa que vem do tempo em que o ser humano vivia nas cavernas. Ela nos alerta para uma possível ameaça que exige ação imediata. O homem primitivo precisava colocar todas as suas faculdades em estado de alerta e agir com rapidez diante da ameaça das feras selvagens e outros perigos da natureza. O estado de alerta coloca a pessoa diante de duas opções: fuga ou enfrentamento. Qualquer que seja a opção, é necessário mudar, com grande velocidade, do estado de relaxamento para um estado de grande tensão. Uma pessoa estafada perde o entusiasmo, a alegria de viver. Não tem saúde para trabalhar e estudar. Irrita-se com facilidade. Briga por bobeira. Está com o circuito elétrico sobrecarregado e qualquer carga adicional faz estourar o fusível.
3 MUITO TRABALHO NÃO CAUSA ESTAFA
Não há problema em se ter muitos compromissos, desde que dois fatores estejam em ordem:
a) Termos a atitude correta ante os compromissos, encarando-os como desafio, oportunidade de desenvolver nossos talentos, de criar um mundo novo, de ajudar os outros. Assim não há problema. Devemos fazer do dever, prazer. b) Termos a capacitação