Serviço Social na Conteporaneidade
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – 50 PERIODO
DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PROFESSORA: SANDRA PEREIRA
RELATÓRIO SOBRE AS PALESTRAS
Caicó-RN
2013
José Alexandre Lopes Pereira
RELATÓRIO SOBRE AS PALESTRAS
Trabalho apresentado à disciplina “Direitos humanos e cidadania” do Curso de Bacharelado em Serviço Social na Faculdade Católica Santa Teresinha – FCST, para fins de avaliação parcial da disciplina.
Caicó-RN
2013
Talia, professora de história
Aos 28 dias de maio de 2013, por volta das 19 horas, no prédio do Educandário Santa Teresinha onde funciona a Faculdade Católica Santa Teresinha, na sala de aula do quinto período do curso de Serviço Social, achavam-se presentes 42 alunos e a professora Sandra Pereira quando chegava à sala, por convite da professora e em nome da faculdade, a professora historiadora e graduada Talia, um travesti filho de Jardim.
Talia, formada em história e funcionária pública estadual e também do município de Caicó, exercendo sua função como professora. Durante 30 minutos ela expôs um pouco da sua vida e da sua história, que nascera na zona rural e que até os seus 13 anos era um rapaz normal. Após essa idade, Talia se identificou como homossexual, assumindo-se publicamente e passando a vestir-se como mulher.
Terminando sua exposição, aconteceram várias perguntas sobre o seu trabalho e sua aceitação neste ambiente. Com muita desenvoltura, todas as perguntas foram respondidas. Talia disse ser respeitada enquanto professora e que há um respeito mútuo entre ela e os alunos e demais profissionais.
De acordo com o que foi exposto pela professora Talia, podemos entender que houve muito preconceito durante a sua juventude, como também no início do seu trabalho como professora, já que foi uma decisão muito brusca que ela teve que tomar para se tornar uma pessoa feliz. Hoje a sociedade já vê diferente esta