principais cores usadas no Egito antigo
No Antigo Egito as cores eram fundamentais na hora de interpretar o significado das coisas.
A cor indicava a essência, o significado da realidade. Os Deuses que eram considerados seres superiores não eram completamente compreendidos pelos seres humanos, então, era através das cores que os simples mortais conseguiam compreender um pouco mais, tanto que nas imagens, eles são representados pela cor relativa ao poder que eles tinham:
Azul: equivalia à dimensão celestial, própria dos deuses, como é o caso do Deus Amon, "Deus de todos os ventos".
Verde: simbolizava a vegetação e o início de uma nova vida. Osíris, Deus da ressurreição e da fertilidade, era frequentemente representado por esta cor.
Vermelho: Era utilizado para expressar a vida e a vitória, e também simbolizava a fúria e o fogo. Durante as celebrações muitos egípcios pintavam seus corpos de vermelho para simbolizar sua entrega e dedicação para alcançar seus objetivos.
Branco: sugeria pureza e um poder superior, era a cor das coisas sagradas. Nas cerimônias e rituais eles usavam sandálias brancas paras simbolizar o respeito e sinceridade nas suas ações.
Preto: era a cor do "baixo mundo", da morte. Anúbis, rei dos mortos, era desta cor.
AS PRINCIPAIS CORES DO EGITO
O azul simbolizava também o céu e as águas do rio Nilo. O ANIL representava o céu, à noite. Observa-se no teto de tumbas e templos o céu pintado de anil com estrelas em amarelo-ouro.
Pedras - turquesa e lápis-lazúli.
O verde é representado pelo papiro, que significa o verdor vegetal e a juventude. O papiro é o símbolo do baixo Egito - Norte. Os egípcios associavam o verde ao ciclo da planta e também à vida do homem, dizendo: “A árvore perde suas folhas no outono, parece morta no inverno, renasce na primavera, desabrocha no verão, tornando-se a imagem da ressurreição e da regeneração. Osíris é o símbolo deste renascimento, chamado Osíris verdejante”.
Pedras - malaquita e esmeralda.
O amarelo-ouro