educaçao primitiva Crista
O texto em si aborda que os primeiros educadores com o surgimento do cristianismo e a história ocidental tomou outro rumo. O primeiro educador que a era cristã teve foi o próprio Jesus Cristo, ao lado com os apóstolos. Naquela época a educação era realizada feita diretamente, sem as escolas em si.
Com o tempo foram surgindo uma nova forma de ensino, não de caráter pedagógico, mas sim religioso, o assunto dessas instruçoes eram sobre a igreja, como hoje o catecismo, e os professores eram os sacerdotes. Entretanto adiante surge a escola episcopal, onde o principal exemplo foi a escola fundada por santo Agostinho em Hipona. E depois de uma invasão de bárbaros, surge a escola elementar nas igrejas rurais.
Todas essas escolas tinham um nível muito limitado, que era a formação de eclesiásticos, onde a maioria das pessoas ficava sem instrução.
Os educadores que se sobressaíram foram:
Orígenes: era discípulo de São Clemente. Ele recomendava o estudo das ciências, em especial da matemática e gostava muito de filosofia, por isso escreveu obras filosóficas importantes como: Suma Teológico-Metafísica.
Clemente de Alexandria: foi educador na filosofia grega e convertido ao cristianismo. Ele diferenciava claramente os diferentes tipos de educação( a do filósofo, a do retórico e a das pessoas em geral).
São Bento: fundador da Ordem Beneditina. Como forma de educação recomendava o trabalho manual, a leitura e a cópia de manuscritos.
Santo Agostinho: foi o maior pensador de todos os tempos. Ensinava na educação helênica, escreveu numerosas obras. Poderia se distinguir duas épocas da vida dele: uma em que se acentua o valor de formação humanista e outra de formação ascética. Em ambas para ele o decisivo é a consciência oral e espiritual.
São Basílio: era um homem de grande cultura e faro pedagógico. Acentua o senso social e valor da caridade. Ensinava a ler por meio dos evangelhos e principalmente dos livros dos Provérbios.
São