A pesquisa descritiva e os instrumentos de coleta de dados... estudando algumas possibilidades
Unidade São Gabriel
Curso de Engenharia Civil
Disciplina: Metodologia Científica e Tecnológica
Professor: Marcelo Diniz Monteiro de Barros
Assunto: A pesquisa descritiva e os instrumentos de coleta de dados... estudando algumas possibilidades.
1 – A pesquisa descritiva.
A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou variáveis sem manipulá-los. Procura descobrir, com a precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características. Busca conhecer as diversas situações e relações que ocorrem na vida social, política, econômica e demais aspectos do comportamento humano, tanto do indivíduo como de grupos. Os dados, por ocorrerem em seu habitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito.
2 – Principais formas de pesquisa descritiva.
a) Estudos descritivos.
b) Pesquisa de opinião.
c) Pesquisa de motivação.
d) Estudo de caso.
e) Pesquisa documental.
3 – Os instrumentos de coleta de dados.
É pertinente informar que a coleta de dados se configura como uma importante e fundamental etapa da pesquisa descritiva. Entretanto, por mais relevância que tenha essa etapa, a coleta e o registro de dados, não constituem, por si sós, uma pesquisa, mas técnicas específicas para a consecução dos objetivos da pesquisa. A pesquisa, seja qual for o tipo, resulta da execução de inúmeras tarefas, desde a escolha do assunto até o relatório final, o que também implica a adoção simultânea e consecutiva de variadas técnicas dentro de uma mesma pesquisa.
Com o intuito de viabilizar a operação da coleta de dados são utilizados, como principais instrumentos, a observação, a entrevista, o questionário e o formulário.
3.1 – A observação:
Observar é aplicar atentamente os sentidos físicos a um objeto, para dele obter um conhecimento claro e preciso. É da observação que depende o