Metodologia
3.1 DEFINIÇÃO AO TIPO DE PESQUISA
A metodologia é definida como processo de planejamento, onde se define um conjunto de métodos científicos a serem utilizados no decorrer da pesquisa, pois tais, conforme Marconi e Lakatos (2005) servem de instrumentos para alcance dos objetivos propostos, bem como ao atendimento de critérios úteis na confiabilidade da informação. Trata-se, portanto, de uma explicação detalhada e rigorosa de todos os passos úteis ao desenvolvimento da pesquisa, ou seja, é o planejamento.
Portanto, a pesquisa exige planejamento, por que é procedimento que objetiva resposta para problemas mal resolvidos, ou informações suficientes para a resolução do mesmo. Segundo Alves (2003, p. 47) a pesquisa seria “o conjunto de atividades intelectuais tendentes à descoberta de novos conhecimentos”. Diante disso, a metodologia nada mais é que, os caminhos necessários para atingir algum objetivo, sendo o método definido como conjunto de etapas e processos a serem vencidos ordenadamente na investigação dos fatos ou na procura da verdade.
3.1.1 Quanto aos objetivos
Segundo (ANDRADE 2010, p.111). “Os tipos de pesquisas podem ser classificados de várias formas, por critérios que variam segundo diferentes enfoques”.
De acordo com Gil (2002) pode-se classificar as pesquisas em três grupos: exploratórias, descritivas e explicativas, que se mostra a seguir.
Conforme Gil (2002, p. 41) “as pesquisas exploratórias tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a constituir hipóteses”. Ou seja, estas pesquisas ajudam a conhecer e aprimorar ideias.
Segundo Cervo, Bervian e Silva (2010), “A pesquisa descritiva observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los”. Sendo assim nesta pesquisa, os fatos são estudados, registrados, analisados, classificados e interpretados sem que o pesquisar interfira neles; aplicando-se através de técnicas de