Quimica AL
Diagrama seguinte apresenta uma possível organização da actividade laboratorial:
Ficha de Controlo da Actividade Laboratorial
1. A presença de amoníaco e de compostos de amónio é comum em produtos de limpeza domésticos e em adubos. A identificação destes compostos é feita através da adição de uma base forte. Liberta-se amoníaco que é possível identificar através de testes laboratoriais.
Um grupo de alunos pretende verificar se alguns produtos de limpeza (um lava tudo e uma lixívia) que tinham no laboratório contêm amoníaco e confrontar os resultados dos seus testes com as especificações contidas no rótulos das embalagens dos produtos. Para isso, os alunos planificaram e realizaram alguns testes.
Teste A: em dois tubos de ensaio colocaram as amostras e adicionaram-lhes umas gotas de hidróxido de sódio. Aproximaram da boca de cada tubo uma vareta que tinham mergulhado em ácido clorídrico concentrado.
Teste B:colocaram na boca de cada tubo utilizado no teste A uma tira de papel de filtro mergulhada em tintura vermelha de tornesol.
Os resultados dos testes são os que constam da tabela abaixo:
Ácido clorídrico
Vermelho de tornesol
Lava – tudo
Fumos brancos
Azul
Lixívia
Negativo
Negativo
Teste C: em dois tubos de ensaio colocaram as amostras a analisar e adicionaram-lhes uma gotas de reagentes de Nessler (solução alcalina de tetraiodomercurato(II) de potássio). Repetiram a experiência com amostras mais diluídas. No tubo que continha o lava – tudo forma-se um precipitado vermelho acastanhado na solução mais concentrada e um precipitado de cor amarelo acastanhado na solução mais diluída. No tubo com lixívia não acontece nada.
Teste D: em dois tubos de ensaio colocaram um pouco de solução diluída de sulfato de cobre (II) adicionaram gota a gota a um dos tubos uma das amostras a analisar e